Brancos e ricos são maioria absoluta nos estádios


Datafolha: brancos e ricos são maioria nos estádios

Estão dando um show de falta de educação, como vaiar o hino do Chile quando eles tentavam continuar cantando, o caso de vaiar Fred, acho apenas uma burrice estratégica, não se faz isso em um torneio tão curto, temos que dar forças e não tentar humilhar um jogador nosso

Esposa do Seu Jorge

Eu sou esposa do Seu Jorge, vim especialmente de Los Angeles de onde a gente mora….

Enviado por robson_lopes

Nassif,

O Gilberto Carvalho errou quando disse que não foi só a ala VIP quem xingou a Dilma, na verdade, de acordo com a pesquisa abaixo, o estádio inteiro nessa copa do mundo é uma área VIP.
E eles estão dando um show de falta de educação, como vaiar o hino do Chile quando eles tentavam continuar cantando, o caso de vaiar Fred, acho apenas uma burrice estratégica, não se faz isso em um torneio tão curto, temos que da forças e não tentar humilhar um jogador nosso.
Da Folha

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Pesquisa do Datafolha com torcedores que compareceram no sábado (28) ao jogo do Brasil contra o Chile, em Belo Horizonte, confirma a percepção de que quem frequenta os estádios da Copa do Mundo é a “elite branca”.

Entre os 693 entrevistados nos acessos à arena, 67% se declaram brancos e 90% pertencem às classes A ou B.

Os percentuais contrastam com o perfil da população brasileira, cuja maior parcela (41%) se declara parda –no levantamento no estádio, são 24%. E o índice de autodeclarados pretos no jogo (6%) é menos da metade da população em geral, de 15%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Datafolha também mediu a percepção em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e constatou que ela é pior do que na média da população.

Quem acompanhou de perto à partida do Mundial considera a gestão ruim ou péssima (55%). É quase o dobro do aferido em pesquisa realizada no início do mês entre os brasileiros, em que 38% classificaram o governo como regular e 33% como ótimo ou bom.

Mas a má avaliação do governo federal não significa apoio aos xingamentos que a presidente recebeu no jogo de abertura do Mundial, em São Paulo: 61% dizem não concordar com a atitude dos “yellow blocs”.

O clima de Copa do Mundo também pode ter mexido com o orgulho nacional: 91% dizem ter mais orgulho que vergonha de ser brasileiro, ante 77% dos participantes de levantamento nacional realizado no início de maio.

MAIS ESCOLARIZADOS

O torcedor que foi ao estádio é bastante escolarizado –86% têm ensino superior, ante uma média de 16% da população brasileira. E também é mais jovem que a média da população (34 anos, ante 42). O sexo masculino predomina: de cada 4 torcedores, 3 são homens.

A classe média brasileira, que ascendeu na era Lula (PT), está muito pouco representada no estádio. Só 9% dos torcedores são da classe C, enquanto na população essa estrato é maior (49%). A classe B era a mais presente no estádio (61%), seguida pela classe A (29%).

Quase 9 em cada 10 torcedores brasileiros da partida Brasil x Chile integram a chamada população economicamente ativa (PEA): 48% são assalariados e 13% são empresários. Há ainda 10% de funcionários públicos.

Dentre os 12% que não são ativos economicamente, 8% são estudantes.

Comparando com dados demográficos do DNA Paulistano, o torcedor desta Copa se assemelha a um morador de bairros nobres da capital paulista, como Moema (zona sul) ou Jardim Paulistano (zona oeste) em termos de renda e classe econômica.

Mas é ainda mais escolarizado e também mais diversificado etnicamente. Negros e pardos são menos de 15% nesses bairros, metade do que se viu no estádio.

TORCIDA REGIONAL

Com jogo no Mineirão, praticamente metade dos torcedores era mineira. Um em cada quatro eram de São Paulo e 9% eram do Rio.

Cruzeiro e Atlético-MG dominam a preferência dos torcedores que foram ao estádio. Na pesquisa do Datafolha, 22% se declararam cruzeirenses e 18%, atleticanos. Maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians vêm atrás, com 12% cada um.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s