FHC admite que Governo do PT controla a inflação


Em solenidade, FHC reconhece controle da inflação pelo governo

O ex-presidente participou de uma sessão na Câmara sobre os 20 anos do Plano Real

Por Leonardo Simões, direto do Brasil Diário

Sessão solene comemora os 20 anos do lançamento do Plano Real em Brasília

Presente no Congresso para festejar os 20 anos do Plano Real, o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, reconheceu o esforço do governo no combate a inflação.

“Não posso ser injusto e dizer que o governo não controla a inflação. Eu [quando presidente da República] tinha 20%, 30% ao mês [de inflação]. Agora [a inflação] é 6% ao ano. Isso não quer dizer que não tenhamos que continuar controlando. Eu me preocupo, sim, com a questão de cumprir o programa de metas da inflação e com a responsabilidade fiscal. A política econômica não é receita, é navegação. Temos que ver, a cada momento, o que se deve fazer”.

O plano foi resultado de quase um ano de adaptação, implantado durante o governo de Itamar Franco. Na época, FHC era o ministro da Fazenda.

Mas a solenidade serviu apenas de palco promocional do senador Aécio Neves (PSDB). Foi dele a ideia do evento.

Quando tomou os holofotes, não tardou em desenterrar o passado sombrio que antecedeu ao Plano Real. “Entretanto, o tempo passa e uma nova geração de brasileiros – aqueles que eram muito jovens em 1994 e os que hoje têm menos de 20 anos – não viveram o horror da inflação, como seus pais. Mesmo a nossa memória se relativiza com o passar dos anos”.

Ele e FHC aproveitaram o momento para pedir “mudanças”. O objetivo da dupla é bater na política econômica da presidente Dilma Rousseff, indicando falhas. Mas como bem reconheceu FHC, não dá pra “ser injusto e dizer que o governo não controla a inflação”.

Publicado em 03/03/2014

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu o braço a torcer.

Ele foi o primeiro tucano a admitir em público o sucesso das medidas implantadas pelos governos do #PT nos últimos 11 anos para controle da inflação.

“Eu me preocupo, mas não posso ser injusto e dizer que o governo não controla a inflação”, discursou hoje no Senado durante sessão solene em comemoração aos 20 anos do Plano Real.

“Antes tinha 20%, 30% (de aumento da inflação) ao mês. Agora é 6% ao ano”, completou.

Fonte da Imagem: http://i.huffpost.com/gen/1643352/thumbs/o-FERNANDO-HENRIQUE-CARDOSO-PLANO-REAL-facebook.jpg

Anúncios

Um comentário sobre “FHC admite que Governo do PT controla a inflação

  1. A pura verdade do Plano Real nunca foi dita .
    Em maio de 1993 ,o engenheiro Henrique Leusin idealizou o plano real em 2 dias, que entregou ao filho do embaixador Meira Penna.Este repassou ao Recúpero e FHC.Varios questionamentos foram feitos vindo do BC e Ministério da Fazenda.Só depois eles juntaram os economistas para formatar e executar o plano.Lembra da parabólica “o que é ruim eu escondo “ Recupero. Por que eu nunca apareci ? economistas não aceitariam um engenheiro .Em 27/06/2004 , 10 anos do Real,O Globo fez a reportagem no Colégio Cruzeiro.Escola que eu estudei. E tem muito mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s