A reação dos Brasileiros no Primeiro Gol do Brasil na Copa


Vídeo produzido pelo New York Times mostra a reação dos Brasileiros no Primeiro Gol do Brasil na Copa

Há um tipo de brasileira, de brasileiro, que Nelson Rodrigues definiu e tornou um clássico. Clássico tão citado nestes últimos tempos, e não sem razão. Nelson Rodrigues se referia àqueles e aquelas possuídos pelo complexo do cachorro vira-lata.

Bob Fernandes

Aquela gente que empina o nariz e brada: “O Brasil é uma merda, os brasileiros são uns bostas, tá tudo errado”. Todos e tudo, menos eles e elas, claro. São, todas e todos, especiais; apesar da espantosa burrice que o fraseado e os tipos já escancaram.

No futebol, como em tudo mais, cada um torce pelo que quer, pelo que deseja. Ou não torce, seja lá em relação ao que for. É o sagrado jeito e direito de cada um de nós.

Pachecagem, patriotada, podem ser fator de constrangimento, por vezes hilário, depende do entorno e da aceitação, sabemos disso. Mas “torcer contra” numa Copa do Mundo sem que isso não implique em apoio a outro time, o apenas ” torcer contra o Brasil “, é profundamente revelador. De muita coisa. Inclusive da absoluta ausência da capacidade de propor algo, propor qualquer coisa que seja “a favor”. Seja lá o que for, do que for.

Depois de tanto ver caninos e caninas ganindo, nas redes sociais, dentro e fora do estádio, depois desse longuíssimo dia e madrugada vendo gente torcendo contra como se torcesse a favor, e gente torcendo a favor como se torcesse contra, recebo esse filme. É do New York Times, não de perigosos comunistas. Trata de um tema que essa gente que gane supõe conhecer e entender: do tal “povo brasileiro”. É óbvio que não entendem nada. Se entendessem … entenderiam.

Clique na imagem e assista o vídeo

Vídeo do New York Times mostra reação dos brasileiros com o primeiro gol

Clique na imagem para assistir o vídeo direto da página do New York Times

Bob Fernandes

Foi redator-chefe de CartaCapital. Trabalhou em IstoÉ (BSB e EUA) e Veja. Repórter da Folha de S.Paulo e JB, fez “São Paulo, Brasil” no GNT/TV Cultura. Comentarista da TVGazeta e Rádio Metrópole (BA)

Anúncios

4 comentários sobre “A reação dos Brasileiros no Primeiro Gol do Brasil na Copa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s