Petrobras obtém 100% de sucesso nas perfurações em 2013


Tivemos 100% de sucesso na perfuração de poços do pré-sal em 2013

A Petrobras alcançou o índice máximo de sucesso com as perfurações de poços no Pré-sal

Exploração do Pré-sal

Direto do Blog da Petrobras

Alcançamos um índice de sucesso de 100% na perfuração de 14 poços do pré-sal no ano de 2013. Se formos considerar todos os poços que perfuramos (total de 76, sendo 45 em terra e 31 no mar), o índice de sucesso foi de 75% em 2013.

Os investimentos em exploração nesse período somaram R$ 17,3 bilhões, incluindo, principalmente, os custos de perfuração, de levantamentos sísmicos e de aquisições de blocos. Segundo critério da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers (ANP/SPE), encerramos o ano passado com reservas provadas de petróleo e gás natural na ordem de 16,565 bilhões de barris de petróleo equivalente, que inclui gás natural (boe). Esses valores equivalem a um aumento de 0,8% em relação às reservas provadas em 2012.

Um dos nossos marcos em 2013 foi a aquisição do bloco de Libra na primeira licitação da ANP sob o modelo de partilha de produção. Seremos a operadora do bloco, com 40% de participação, em parceria com Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%). Descoberto em 2010, o bloco de Libra está localizado em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos, numa área de 1.547,76 km², sendo considerado um prospecto de elevado potencial. O contrato estabelece que a fase exploratória tenha duração de quatro anos a partir da sua assinatura, em dezembro de 2013. O programa exploratório mínimo prevê levantamentos sísmicos 3D em toda a área do bloco, dois poços exploratórios e um Teste de Longa Duração (TLD). A estimativa é de que o primeiro sistema de produção definitivo comece a operar em 2020.

Anúncios

2 comentários sobre “Petrobras obtém 100% de sucesso nas perfurações em 2013

  1. Pingback: Petroleiros dizem que CPI da Petrobras favorece empresas estrangeiras | Meu blog de política!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s