Paulo Henrique Amorim detona: A Globo quer derrubar Dilma Rousseff


A Globo quer derrubar Dilma Rousseff

Paulo Henrique Amorim-Apresentador do programa Domingo Espetacular e fundador do blog Conversa Afiada

Paulo Henrique Amorim

Postado 8 de fevereiro de 2013 por Eder Fonseca em Comunicações

Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1942. Formado em jornalismo, entrou logo para a carreira e teve lugar de destaque nos lugares em que trabalhou. Em 1961, fez uma grande cobertura quando o então presidente Jânio Quadros renunciou à presidência e o governador Leonel Brizola mobilizou soldados, para garantir a posse do vice João Goulart. Esses dias, que marcaram fortemente a história moderna do Brasil, foram acompanhados e divulgados pelo renomado jornalista. Nos anos 70, o jornalista fazia muitas coberturas internacionais, como o Escândalo Watergate, a Crise dos Mísseis de Cuba, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo. Por muitos anos ele foi um dos apresentadores mais importantes da Rede Globo de Televisão. E também colaborador da Revista Veja. Paulo Henrique abriu sucursais, para esses dois veículos, em Nova Iorque e Londres. Entre os anos de 1997 e 1999, ele esteve na TV Bandeirantes, apresentando o “Jornal da Band” e o programa “Fogo Cruzado”. Entre 2001 e 2003, esteve na TV Cultura, onde apresentou o “Conversa Afiada”. Em 2003 mudou-se para a TV Record, onde apresentou os programas ”Edição de Notícias” e “Tudo a Ver”. Em fevereiro de 2006, passou a apresentar a revista eletrônica “Domingo Espetacular”, onde ainda está. PHA (como é conhecido nas rodas jornalísticas) tem um blog de sucesso de público e crítica na internet chamado “Conversa Afiada”. Nele o carro-chefe são os comentários originais sobre política. Figuras como ex-governador de São Paulo José Serra, apelidado de Padim Pade Cerra pelo jornalista, são combatidos sem dó e nem piedade pela publicação online. Em 2005, publicou em conjunto com a jornalista Maria Helena Passos o livro:”Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral”, um livro reportagem sobre o Caso Proconsult, uma tentativa de fraudar as eleições para governador do Rio em 1982 . Na entrevista a seguir, nos chama muita atenção, a reposta de PHA sobre o novo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, quando o mesmo diz que a grande imprensa, apelidada pelo senador do PT de Pernambuco Fernando Ferro, e popularizada por ele de PiG ou Partido da Imprensa Golpista, quer destruir o alagoano de qualquer maneira.

Panorama Mercantil-O senhor é um dos jornalistas mais experientes do país, conhecendo bem o funcionamento de vários veículos de comunicação do Brasil. Com essa bagagem toda, pode afirmar que existe liberdade de imprensa ou isso é uma grande utopia?

Paulo Henrique Amorim-É uma utopia. A liberdade de imprensa é dos donos da imprensa. Liberdade de expressão – que é outra coisa, mais ampla, mais profunda – só na blogosfera.

Panorama– Como enxerga o jornalismo que é feito por aqui comparando com outras nações como por exemplo a Argentina, que muitos consideram ter uma imprensa mais qualificada e diversificada do que a nossa?

Amorim-A imprensa brasileira é sofrível. É a pior das “jovens democracias”, como a Argentina, Portugal, Espanha. Só no Brasil ainda tem “coluna social” ilustrada e em nenhum outro lugar do mundo há mais colunas do que reportagens, como aqui.

Panorama-Todo mundo sabe que a obsessão do líder da Igreja Universal Edir Macedo, é fazer a Rede Record ser a emissora número um do país. O senhor é uma das estrelas da emissora, acha que isso será possível enquanto tempo, já que a Globo ainda é líder com uma margem considerável mesmo perdendo muito da sua audiência nos últimos tempos?

Amorim-A Globo é um tigre de papel (Expressão antiga da cultura chinesa, muito usada pelo líder chinês Mao Tsé-tung para qualificar o seu rival Chiang Kai-shek. Seria algo que parece ameaçador mas que na verdade é inofensivo). Especialmente o seu jornalismo.

Panorama-O deputado Federal do PT pelo estado de Pernambuco Fernando Ferro, criou a sigla PiG (Partido da Imprensa Golpista) que o senhor popularizou. Claramente quem são os membros do PiG e se eles hoje são a verdadeira oposição política do país?

Amorim-As Organizações Globo, a revista Veja, que chamo de detrito sólido de maré baixa, e os jornais Estadão e Folha de S.Paulo. E seus penduricalhos – portais na internet, revistas, rádios etc. Sim, eles são uma parte importante da oposição.

Leia também:

Audiência do Jornal Nacional está desabando

Globo esconde a Ferrovia Norte-Sul

Repórter da Globo tenta fazer entrevista tendenciosa e leva o troco

Complexo de Vira-latas – A torcida pelo fracasso da Copa do Mundo e o valor dos contratos

Panorama-O senhor afirmou em setembro de 2007 que a absolvição do senador alagoano Renan Calheiros, foi a maior derrota da imprensa brasileira depois da reeleição do presidente Lula. Continua com a mesma opinião? E se continua, nos explique porque chegou a tal conclusão?

Amorim-Porque, como agora, em janeiro de 2013, o PiG quer destruir o Renan, pelo fato de ele ser da base da presidenta Dilma Rousseff. Quando era Ministro da Justiça do FHC, Renan era um santinho do pau oco.

Panorama-Quando alguns dizem que o senhor é um jornalista vendido ou melhor, um jornalista governista, não fica ofendido com isso?

Amorim-Quem disse isso foi processado (O ex-colunista polêmico da revista Veja Diogo Mainardi), me deve R$ 300 mil e fugiu para a Itália.

Panorama-Por quê o senhor acredita que grande parte da imprensa, tenta desqualificar o ex-presidente Lula, mesmo ele tendo sido reeleito e saído da presidência com uma aprovação popular elevadíssima?

Amorim-Por preconceito racial e de classe. Porque ele é de origem pobre e nordestino – duas circunstâncas que põem fogo no rabo dos “liberais” brasileiros.

Panorama-O senhor acredita que uma parte da imprensa boicotou o livro ‘A Privataria Tucana’ do jornalista Amaury Ribeiro Jr, para não prejudicar o então candidato a prefeitura de São Paulo José Serra?

Amorim-Sim. O Cerra, Padim Pade Cerra (Aqui trocando o S pelo C como faz intencionalmente em seu blog), devido à sua tardia conversão à Fé, tem o melhor PiG do Brasil. Ele pode fazer qualquer coisa – inclusive chefiar o clã Privateiro – que o PiG perdoa.

Panorama-Dilma Rousseff foi derrotada pela Globo?

Amorim-Ela e o Lula ganharam. Mas, se ficarem quietos, ela pode vir a ser derrubada. A Globo quer derrubá-la, como ajudou a matar Vargas e a derrubar Jango. Só não derrubou o Lula porque foi mais esperto que ela.

Panorama-Qual a real força de um colunista de um veículo impresso atualmente perante aos leitores depois da popularização da internet e sobretudo dos blogs como o famoso e reconhecido Conversa Afiada que lhe pertence?

Amorim-Os colonistas (Não se refere a cólon. Mas, a jornalistas que se prestam ao serviço de serem piores que os patrões, como diz o fundador da revista Carta Capital Mino Carta) do PiG fazem a agenda política. Imprensam o Congresso Nacional contra a parede e amedrontam o Governo. Não ajudam a ganhar eleição, mas ajudam a dar o Golpe.

Panorama-Muita gente diz que a qualidade editorial na era digital piorou, acredita que isso é um fato?

Amorim-Piorar em relação à imprensa escrita é impossível.

Panorama-Muitos jornalistas que já entrevistamos nos dizem que a revista Veja é desonesta. Se ela é isso, porque continua sendo o farol da classe média, e a revista mais vendida do Brasil?

Amorim-A Veja fala a língua de uma facção pré-fascista da classe média brasileira, especialmente a de São Paulo. Eles se entendem. Com a provisória interrupção das atividades do trio sertanejo Caneta-Cachoeira-Demóstenes, a Veja caiu muito – na visão desses Falangistas.

Panorama-Sabemos que foram muitas, mas nos fale de uma matéria em especial que o fez pensar: “Puxa, valeu escolher a profissão de jornalista”?

Amorim-A que eu vou fazer amanhã.

Fonte da imagem – http://www.bienalbrasildolivro.com.br/2012/admin/arquivos/foto_432.jpg

121 comentários sobre “Paulo Henrique Amorim detona: A Globo quer derrubar Dilma Rousseff

  1. SAI MAIS UMA POSSÍVEL FRAUDE DE PESQUISA E DECLARAÇÃO DA ISTOÉ/SENSUS QUE RESULTADOS PRÓ AÉCIO É IRREVERSÍVEL.
    Postado por Frederico Ozanam Drummond em 11 outubro 2014 às 23:48
    Exibir blog
    1 – Pesquisa divulgada pela Istoé/Sensus dá conta que Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%..
    2 – Comparando este resultado com o total de eleitores que votou no primeiro turno (115122883) – ou seja com uma abstenção de 19,3 – Aécio teria hoje 60.324.391; Dilma teria 42.250.098 e os brancos e nulos 12.663.517,
    3 – Confrontado com o primeiro turno Aécio teria se beneficiado com a migração de todos os votos de Marina (22176619) e de todos os votos dos partidos pequenos, incluindo os de esquerda (3682304).
    4 – Dilma teria perdido agora 1.017.570 quando comparado com o primeiro turno.
    5 – Estes números são altamente improváveis porque seria um caso de migração de votos e perda em relação ao primeiro turno totalmente desproporcional com os votos deste mesmo primeiro turno e as pesquisas recentes do IBOPE E DATAFOLHA.
    6 – O Datafolha em sua última pesquisa registrou uma aprovação do governo Dilma em torno de 75% e um empate entre Dilma e Aécio, resultados mais prováveis considerando o tamanho da amostra dos dois institutos.
    7 – É preciso iniciar uma auditoria nestas pesquisas porque O GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA CONTINUA A PLENO VAPOR,
    Frederico Drummond – psicoterapeuta e professor de filosofia.

    Curtir

  2. Gosto da sua postura…A Globo não faz nenhum esforço pra esconder de lado que está…..A coisa é bem visível …quem assistiu a entrevista que Wilhiam e Patrícia fizeram, com a Dilma …..eu fiquei enojada…total desrespeito com a pessoa que está nossa presidente ….fora 45 ….13 Dilma….

    Curtir

  3. PHE É um baita jornalista e nao deixa de ter razão quando fala que a rede esgoto(globo) quer derrubar a dilma, tudo isso e jogo de interesse, nao podemos voltar ao passado veja no atalho abaixo..

    http://desmascarandoglobofolha.com/2014/08/23/quem-viveu-no-governo-psdbfhc-nao-digita-45-nem-no-micro-ondas/

    de como era o Brasil na epoca do 45, era uma verdadeira merda, hoje estamos crescendo muito mais que paises ricos como a alemanha

    Não quero voltar ao tempo das altas inflaçoes, desemprego, privatizaçoes, roubalheira e cagada em cima de cagada.. o povo tem memoria curta, e isso e aproveitado pelos esperto, é que nem diz o ditado “””Dinheiro de trouxa… é matula para malandro””

    Seja esperto nao vote no 45, nao volte atrás

    Curtir

  4. Isso é óbvil! ainda dizem que a mídia é a favor do PT, quando se fala em assenção das C e D principalmente, dizem que é invenção da mídia, quando se fala em redução no número de desempregados no Brasil, é a mídia que manipula quando se fala em programas de habitação e maior crédito para as pessoas poderem hoje ter sua casa própria. tá ai. um grande jornalista contrariando tudo aquilo que muitos dizem e que querem “mudança por mudança” só pelo o que a globo diz. Na verdade, pior do que não ver jornal é ver um só.

    Curtir

  5. Esses almofadinhas do PSDB se acham os sabichões dono da verdade,pra eles é o PSDB que tem gente competente para governar o País,mas infelizmente o que se viu e continuamos vendo é exatamente o contrário!! Qurem se passar por honestos mas na realidade sáo tão corruptos quanto os de mais,apenas com métodos diferentes!!

    Curtir

  6. Vicente – Não compartilho os atos dos donos da emissora, que usam o nome de DEUS em vão, para arrecadar muito dinheiro, ou para lavagem de dinheiro. Quanto ao PHA, nada contra ele, mas se formos ver pelo lado de statos, ele perdeu muito de sua saída da Globo até chegar na atual emissora. Veja seu corriculum no início da matéria.

    Curtir

  7. então toda a mídia em geral todos os meios de comunicação não são de forma nenhuma imparcial democráticos transparente-etc-veja que a GLOBO quer derrubar a DILMA mas a RECORD quer derrubar o AÉCIO=veja que no estado de são paulo sp mas principalmente na capital e arredores está faltando água estamos já na SECA NORDESTINA-CAATINGA-NORDESTINA-etc-mas ali perto tem uma das maiores represas do mundo a BILLINGS com o volume máximo de água-etc-mas aonde mais de 90% da sua água está comprometida com as águas fétidas do RIO PINHEIROS TIETE SP etc mas ninguém fala nada da REPRESA BILLINGS tudo e todos comungados com o GOVERNADOR DE SÃO PAULO-PSDB-etc
    =
    senão tocariam neste assunto mas á cada segundos=e mais uma OBS=a própria SABESP poderiam fazer um=EXCEPCIONAL POÇOS ARTESIANOS=mas para bombear para todas as tais REPRESAS-etc-e não deixar tudo e todos ter POÇOS ARTESIANOS-senão a maioria não tomarão as devidas precauções e menos dia mais dia tudo e todos poluirão o tal LENÇOL FREÁTICO-etc-

    Curtir

  8. álem de cuidar manter preservas mas todas as áreas verdes perto mas de todos os mananciais mangues rios lagos córregos mas principalmente das tais e tais represas-etc
    =
    e não a visão que tudo e todos tem hoje em dia aonde vemos as pessoas mas principalmente áquelas que quase moram dentro das tais REPRESAS práticamente levando todas as suas fezes mijos lixos etc mas para dentro das próprias represas aonde depois tudo sempre foi é remetido mas á todas as populações paulistas mas principalmente ás dos arredores da capital paulista-etc-aonde tudo e todos agora vão e bebem depois todas as suas próprias fezes mijos mas agora tratados com cloros-etc-etc
    =
    o pior é que localmente dentro dos rios-etc-vemos plantas que tiram o oxigenio das águas-proliferando-e nada ninguém localmente faz nada de nada mesmo e nem mesmo a própria população local até depois ali fica um terreno totalmente sólido aonde as construtoras rapidinho irão construir prédios e prédios-etc

    Curtir

  9. Os restos das outras emissoras vão pra Record, gente que não tem mais campo de trabalho como no caso desse ex jornalista, trabalha e defende o pior dos picaretas do Brasil o Sr Edir Macedo, recalcado e revoltado, tenho pena dele, é um pobre coitado que perde audiência até pra merdas do Faustao, seu tempo já se foi melhor aposentar enquanto tem um mínimo de dignidade…

    Curtir

  10. O SOCIÓLOGO DOS PRÍNCIPES ( PRÍNCIPES DOS SOCÍOLOGOS OU PRÍNCIPES DAS TREVAS ), DEIXOU O PAÍS ÀS ESCURAS NO FINAL DO SEU GOVERNO, AGORA O PICOLÉ DE CHUCHU VAI DEIXAR OS PAULISTAS SEM ÁGUA, Ô GENTINHA SEM ENERGIA!
    UM ARTIGO DO LE MONDE DIPLOMATIC RELATA QUE 43% DA AGUA QUE SAI DA FONTE ATÉ CHEGAR À TORNEIRA, É DESPERDIÇADA POR FALTA DE INVESTIMENTO EM MANUTENÇÃO.
    ISSO É O PSDB!
    AINDA QUEREM EMPURAR GOELA ABAIXO UM PLAYBOY, UM NOVO COLLOR !

    Curtir

  11. CADÊ AS FOTOS DAS FILAS DE DESEMPREGADOS DA ÉPOCA DO DOUTOR DE FINO EMBUSTE?
    A CAMPANHA TEM QUE MOSTRAR .

    A DILMA TEM QUE DIZER NO DEBATE QUE O AECIOPORTO É APENAS MAIS UM PLAYBOY BRINCANDO DE QUERER SER PRESIDENTE.

    SERÁ QUE OS PAULISTAS VÃO TER QUE BEBER AGUA NO SÓLIDO RIO TIETÊ ?
    O DOUTOR DE FINO EMBUSTE ( PRINCIPE DO APAGÃO , OU DAS TREVAS ) DEIXOU O PAÍS ÀS ESCURAS , AGORA O PICOLÉ DE CHUCHU VAI DEIXAR A TERRA DA GAROA NA POEIRA.

    Curtir

  12. HOMEM QUE BATE EM MULHER QUERER SER PRESIDENTE É LAMENTÁVEL.

    PIOR AINDA É QUEM VOTA NELE, CERTAMENTE É GENTE DESPROVIDA DE QUALQUER SINAL DE VIDA INTELIGENTE.
    É O COLLOR DA VEZ, ALIÁS ELES TEM OS MESMOS VÍCIOS.

    Curtir

  13. …penso que todo regime ditatorial há que ter seu jornalista procaz, o senhor sabendo disso, cultiva seu lugar com desvelo à ocupação futura. Sabe e entende perfeitamente qual é objetivo a ser atingindo por essa gangue que tanto afaga. Há duas possibilidades para o afago, mêdo ou carinho. Se for o carinho é muita falta de caráter para tanta imoralidade com o bem público.
    Se for o medo deveria aprender com seu chefe que a palavra medo é para os fracos.

    Curtir

  14. Impressionante que alguém acredite nas declarações desse pseudo-jornalista. Hipócrita. Sempre foi patrocinado e pago para defender as posições da petralha e ser agente da desconstrução do PSDB, assim como o Luis Nassif. E lembrem-se que a Globo se cansa de fazer propaganda do PT (de maneira subliminar), até porque foi salva financeiramente pelo BNDES no período Lula. É a verdadeira “conversa fiada” para inverter o jogo e desconstruir a oposição.

    Curtir

  15. Para a Direita nada DIREITA, as Eleições ainda não aconteceram. E, pelo menos na Câmara Federal, eles continuam armados c/ pedras a metralhadoras contra a governabilidade.

    Dia desses eu assistia a TV Senado e, de repente, qual o meu assombro! O Senador Aloisio Nunes, candidato a vice-presidente nas últimas eleições, toma a palavra e, destemperadamente, se queixa de forma extremamente irada, das manifestações do povo nas redes sociais, em que ele se sentiu moralmente atingido.

    Eu me assustei deveras porque, em se tratando de uma pessoa que, pela experiência de lidar com gente, pela idade e pela posição hierárquica social e politicamente que ocupa, ele deveria dispor de mais controle emocional, mais sabedoria, mais desprendimento, enfim, mais RESILIÊNCIA* p/ lidar c/ a adversidade, seja ela qual for, mas, sobretudo quando o que estava no foco, na ocasião, eram os destinos do País.

    Porém, em vez de usar a sua pretensa sabedoria adquirida durante tantos anos de vida pública, um ego muito reativo levou o ilustre Senador a sair do sério a ponto de ameaçar o Governo, dizendo que de agora em diante iria estar muito mais atento e não ia deixar passar mais nada. Que Nada, especificamente?

    Isso não foi colocado, mas dá pra se deduzir, uma vez que ele cobrava da Dilma, do Lula e do PT, enfim, as manifestações desairosas a seu respeito, como se qualquer um destes tivesse controle do que se passa num País livre em questões de exteriorização de pensamento. A mídia que o diga!

    No lugar dele, um cidadão sábio e amante do seu povo e do seu País, cobraria de si próprio mais RESILIÊNCIA, sim e aproveitaria a ocasião p/. c/ sua longa e rica vivência se exercer como um verdadeiro EDUCADOR e, quiçá, até um mesmo MESTRE, p/ o seu povo.

    Lamentavelmente, ele ficou devendo concitar o seu povo à ordem e á paz e, perdeu a, talvez maior oportunidade da sua vida, prestar um enorme serviço ao seu País, convidando todos a uma profunda reflexão sobre a necessidade de união, de civismo e respeito mútuo, em nome de uma Pátria materialmente próspera, socialmente justa e soberanamente respeitada.

    Jogar pra baixo, como aconteceu e está acontecendo, como retaliação, ao rejeitar o Decreto sobre Conselhos Populares. Atitudes assim, mesquinhas, nunca engrandecem nem o Congresso e muito menos contribuem p/ o avanço de uma não, seja ela qual for.

    * Capacidade que um indivíduos ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

    Conseguir superar grande dificuldade,ou pressão em sua vida, tirando disso mais força e aprendizado, de que pouco usamos nosso potencial, isso é resilência.

    Capacidade do indivíduo em recuperar seu estado
    psico-emocional diante de adversidades, estresse e outros destempérios.

    Curtir

Deixe um comentário