Venezuela – Ditadura ou democracia?


Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?

Andres AZP/CC

Andres AZP/CC

Por Opera Mundi

No segundo episódio da nova temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista e professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, responde: mas afinal, a Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?

“Uma das marcas básicas de uma democracia é a realização previsível e constante de eleições. Em 15 anos, os venezuelanos realizaram 19 processos eleitorais. Então, esta pergunta (ditadura ou democracia) é feita mais em função da oposição da mídia internacional, de parte da imprensa local e pelo que se difunde da imagem do ex-presidente Hugo Chávez”, analisa Maringoni.

Assista ao primeiro bloco:

No segundo bloco, Maringoni destaca que a Venezuela enfrenta problemas na independência de poderes, mas nada que inviabilize o processo democrático do país. “O embate de forças criou uma democracia muito dura na Venezuela, que, agora, precisa se estabilizar.

Assista:

No último bloco, Maringoni discute a importância de Hugo Chávez como ator político na Venezuela e na América Latina: “foi um figura política extraordinária”, analisa.

Assista:

Clique aqui e conheça um pouco mais do processo político Venezuelano.

Fonte: Brasil de Fato

Um comentário sobre “Venezuela – Ditadura ou democracia?

  1. Com professores como estes realmente os alunos não vão aprender nada, nunca vi um professor falar tanta mentira, uma falacia sem tamanho.Argumento falacioso sem nenhum fundamento, se a Venezuela não é uma ditadura. convido a vocês viverem aqui por uma temporada.

    Curtir

Deixe um comentário