Sem que os usuários percebam, Facebook reduz alcance orgânico das páginas


Facebook reduz alcance orgânico das páginas

Fontes afirmam que estratégia é reduzir a 1% ou 2% o número de seguidores que recebem as atualizações

Direto do O Globo Online

Facebook

RIO – “Curtir” uma página no Facebook não significa mais estar por dentro de todas as novidades e promoções que uma marca oferece. Estudo realizado pela agência de publicidade Ogilvy aponta que o chamado alcance orgânico – número de seguidores que recebe as atualizações sem o pagamento de taxas – vem caindo nos últimos nos últimos anos e “tende a zero”. As restrições começaram em 2012, quando a rede social limitou o alcance em 16% do total de fãs de uma página. Em dezembro de 2013, o percentual foi reduzido ainda mais. Em fevereiro deste ano, análise aponta que apenas 6% recebem as postagens, sendo que páginas com mais de 500 mil “likes” o índice é de 2%.

Os números mostram uma redução de 50% no alcance orgânico entre outubro de 2012 e fevereiro deste ano. Naquele mês, o percentual de seguidores que recebiam atualizações era de 12%, e nas páginas com mais de 500 mil fãs, de 4%.

O Facebook não se manifesta sobre o assunto, mas fontes familiarizadas com a estratégia de marketing da companhia informaram ao site Valleywag que a rede social está num “processo de cortar o alcance orgânico das páginas para 1% ou 2%”, medida que afetará “todas as marcas”.

A estratégia é ruim para as empresas, mas faz sentido para o Facebook. Apesar de parecer uma plataforma gratuita, a rede social fundada por Mark Zuckerberg é, em si, uma ferramenta de publicidade. Qualquer usuário pode “promover” suas postagens com o pagamento de taxas, então não faz sentido liberar o alcance orgânico para toda a base de seguidores de uma página.

Com ações na Bolsa de Valores, a empresa precisa gerar receita para agradar os investidores e a galinha de ovos dourados é a publicidade. No quatro trimestre do ano passado, da receita total de US$ 2,59 bilhões, US$ 2,34 bilhões vieram dos anúncios publicados na rede.

Contudo, a medida afeta diretamente os pequenos negócios e páginas de organizações sem fins lucrativos ou de movimentos sociais. Uma marca como a Nike, com 17 milhões de “likes”, tem alcance orgânico de 170 mil seguidores, que compartilham as atualizações, aumentando ainda mais o alcance. Mas o restaurante da esquina não consegue mais compartilhar o cardápio do dia com todos os seus seguidores.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Fonte da imagem: http://blog.byteabyte.com.br/wp-content/uploads/2013/07/facebook.png

Anúncios

Um comentário sobre “Sem que os usuários percebam, Facebook reduz alcance orgânico das páginas

  1. Pingback: Facebook está reduzindo o alcance orgânico das páginas - Maneiríssimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s