Um novo caminho para a internet


Pressão internacional faz Obama mudar de idéia

O governo dos EUA anunciou que, em resposta à pressão internacional , deve terminar a ligação dele com a agência que administra os domínios da web

Direto do Página 12- Por Eva Saiz *

De Washington

Departamento de Comercio dos EUA

Departamento de Comercio dos EUA

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou a sua intenção de abandonar o controle que o governo federal exerce sobre a Internet Corporation de Nomes e Números ( Icann , na sigla em Inglês ), a agência responsável pela atribuição de endereços de protocolo Assigned IP e para gerenciar o sistema de nomes de domínios. A decisão é considerada resultado da pressão internacional , especialmente da União Europeia a abandonar a supervisão da estrutura do ciberespaço, um desejo que se intensificou na esteira do escândalo de espionagem pelas agências de inteligência dos EUA .

“Congratulamo-nos com o início do processo de transição para toda a comunidade global a ser totalmente incluídos “, disse o presidente da Icann, Fadi Chehade . As implicações dessa decisão são claras, uma vez que os EUA estabelecem as condições e diretrizes da transferência de poder . O Departamento de Comércio quer garantir que a entidade que será responsável por supervisionar a administração da Internet seja independente, tenha a confiança de todos os internautas, empresários e governos e garantir a segurança e a liberdade da rede.

A principal objeção da maioria dos países a este domínio dos EUA sobre a gestão da Internet está na possibilidade de que ele poderia usar sua influência para bloquear sites tais razões de oportunidade , como a violação dos direitos de propriedade intelectual ou links para organizações terroristas. Com este passo, muitos esperam que o ganho em transparência ICANN.

Essa preocupação internacional cresceu neste verão sequência da revelação de espionagem pela Agência de Segurança Nacional para milhões de cidadãos estrangeiros , incluindo os líderes internacionais. Alemanha e Brasil, cujos presidentes foram objecto de tal monitoramento, promovido em uma resolução da ONU para garantir a privacidade e limitar a extensão de espionar as telecomunicações e a  Internet, foi aprovado por unanimidade.

“Agora estão dadas as condições para iniciar o processo de transferência “, disse  no comunicado, Lawrence Stricking , um alto funcionário do Departamento de Comércio. Os Estados Unidos , no entanto, não vai ceder a sua autoridade sem tentar garantir que o novo regime ao abrigo do qual a empresa é governada seja livre de qualquer interferência por parte dos governos individuais ou coligações internacionais, como a União Internacional de Telecomunicações para a ONU. Outra grande preocupação é preservar a segurança e estabilidade da Internet, sem incorrer em censura, de acordo com Stricking .

Após a morte em 1998 de John Postel, um dos pioneiros da World Wide Web e responsável pela gestão da Internet até então, o governo dos EUA promoveu a criação do “ICANN” para assumir estas funções. O contrato do Departamento de Comércio com a corporação expira em setembro de 2015, embora ao longo dos anos, tenha sido prorrogado sucessivamente, parece claro que o governo Obama tem a intenção de não renovar depois de implementar portanto, o processo de transição.

Nos últimos meses, a UE insistiu que o Estados Unidos deveria adotar “medidas concretas e executáveis​​” A ICANN para permitir à entidade internacional é completamente livre de qualquer controle específico.

* A partir do El País , Madrid. Especial para Página/12

Leia a matéria completa clicando aqui.

Fonte da imagem:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Us_dept_of_commerce_building.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s