Demóstenes quer voltar ao Ministério Público


Ex-senador do DEM Demóstenes está afastado por ordem do Conselho Nacional do MP

Demóstenes alega que afastamento da função de procurador ultrapassou prazo legal

Direto do G1

Demostenes Torres

O ex-senador do DEM alega irregularidade na decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que determinou seu afastamento. Segundo Demóstenes, o afastamento de 15 meses é mais severo do que a pena máxima de suspensão prevista na legislação estadual de Goiás.
Além disso, Demóstenes Torres argumenta no pedido ao Supremo que está sendo submetido a procedimento administrativo discipinar no CNMP pelos mesmos fatos que levaram à sua cassação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.
Torres perdeu o cargo em razão das suspeitas de ligação com o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e favorecimentos à Delta Construções. A investigação é parte da Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro de 2012.

Processo criminal aberto
No mês passado, o Tribunal de Justiça de Goiás abriu ação penal contra Demóstenes, que responderá por oito crimes de corrupção passiva e por exercício de advocacia administrativa, que é a utilização indevida das funções na ocupação de um cargo público.
Segundo a acusação, Demóstenes defendeu interesses de Carlinhos Cachoeira e de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta, junto ao prefeito de Anápolis para que determinasse o pagamento de um crédito de R$ 20 milhões a uma construtora que Delta teria interesse em comprar.
A pena prevista para o crime de corrupção passiva varia de 2 a 12 anos de reclusão e multa. O MP, no entanto, pediu que as penas para cada um dos oito crimes sejam somadas, o que daria, no mínimo, 16 anos de prisão. Para o crime de advocacia administrativa, a punição varia de 1 a 3 anos de detenção.

Demostenes Torres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s