Black Blocs lutando pelos direitos do povo, ajuda ou atrapalha?


Black Blocs

Black Blocs lutando pelos direitos do povo, ajuda ou atrapalha?

Um fotógrafo chamado Eli foi mostrado aqui no Blog em uma postagem, que o associava de maneira indireta (anteriormente) a essa enquete sobre Black Blocs. A parte legal é que entrei em contato com Eli e conversamos bastante e ele me disse que na verdade é fotógrafo e não Black Bloc, e que como fotógrafo se não estiver mesmo preparado como se fosse um “Robocop”, ele poderia não voltar ‘inteiro’ para casa, assim como seus equipamentos, que em depoimento, disse que duas câmeras já foram destruídas pelo confronto entre polícia e Black Blocs em cobertura de protestos. E sabemos que as câmeras são os olhos do Povo nos protestos e quebra-las só pode ter uma intenção oculta, que não a de promover a paz. Assunto sério portanto!

O Meu Blog de Política está interessado em saber.

O que vocês acham dos Black Blocs? Ajudam ou atrapalham?

Black Bloc

Eli pronto para ganhar cacetadas

O Fotógrafo disse em uma conversa, que na grande maioria das vezes as agressões começam com os Políciais que tentam de maneira truculenta, cercear o livre direito de se manifestar, filmar e fotografar. Nessas ações o fotógrafo disse que teve duas câmeras destruidas de maneira gratuita por políciais militares.

Responda a Enquete! É muito importante!

Eli Simioni fotografo

Foto de Eli Simioni

Você também pode deixar o seu comentários a respeito desse tema tão polêmico 🙂

Anúncios

13 comentários sobre “Black Blocs lutando pelos direitos do povo, ajuda ou atrapalha?

  1. Pela cara do Figura… De dia é fotógrafo e de noite é Black Block. Se o fotografo da Band estivesse com esses esquipamentos quem sabe hoje ele não estaria vivo? Disse bem assunto sério!

    Curtir

  2. Não tem como saber, o Governador de São Paulo está cada vez mais preocupado em reprimir de maneira autoritária qualquer tipo de protesto para fingir que está tudo bem e que os manifestantes não passam de vândalos mesmo

    Curtir

  3. Ah bem melhor assim essa enquete pois passei hoje mais cedo e achei meio tendenciosa.
    Gostei mais assim. Olha, essa galera toma porrada na rua, coitados, não tem apoio de ninguém e fazem o que fazem na maior parte das vezes, creio, por amor, seja à que e como…
    Parabéns pelo humor e pela coragem de abordar temas como Black Bloc em ambientes de Esquerdistas Caviar.
    Fica com Deus.

    Curtir

  4. Obrigado pelo comentário Carlos.
    Sim, tem razão a Enquete era tendenciosa mesmo, reconheço, mas não para ofender, até porque ser chamado de Black Block não ofende ninguém. No final foi tudo quase engraçado. 🙂
    Entrei em contato com o rapaz e ele me contou histórias maneiríssimas, que futuramente pretendo introduzir em uma outra postagem. Refiz essa postagem como você bem observou para tentar ser mais justo. Vou tentar pegar mais leve com os BBB’s 😛

    Você enrolou e não respondeu a pergunta da poatagem! 🙂 Ou votou na enquete?
    Abraços e obrigado pelo comentário mais uma vez.

    Curtir

  5. Quero ver fazer uma postagem falando bem dos Black Blocs. Ou eles são tão terríveis que não tem nada de bom para ser citado? Tipo a Globo trata o Hugo Chaves? Boa noite.
    Muito bom o Blog, assinei!

    Curtir

  6. Manifestante Depressivo! Tá publicado, fica a vontade!
    Já que você está depressivo cantar pode ser uma boa para melhorar o astral rsrsrsrs
    Só não vale xingar palavrão como os 1554 comentários que eu já tive que bloquear, cantar pode! 🙂

    Curtir

  7. “Os ativistas Black Bloc não são manifestantes, eles não estão lá para protestar. Eles estão lá para promover uma intervenção direta contra os mecanismos de opressão, suas ações são concebidas para causar danos às instituições opressivas.”

    A ação, ou estratégia de luta, pode ser reconhecida em grupos de pessoas vestidas de preto, com máscaras ou faixas cobrindo os rostos. Durante os protestos, eles andam sempre juntos e, usualmente, atacam de maneira agressiva bancos, grandes corporações ou qualquer outro símbolo das instituições Eles afirmam não temer o confronto com a polícia e defendem a destruição de “alvos capitalistas”. Conheça a história e a forma de luta que se popularizou com o movimento antiglobalização e ganha destaque no Brasil “capitalistas e opressoras”, além de, caso julguem necessário, resistirem ou contra-atacarem intervenções policiais.

    Devido ao atual ciclo de protestos de rua, o Black Bloc entrou no centro do debate político nacional. Parte das análises e opiniões classifica as suas ações como “vandalismo” ou “violência gratuita”, e também são recorrentes as críticas ao anonimato produzido pelas máscaras ou panos cobrindo a face dos adeptos. Mas o Black Bloc não é uma organização ou entidade. Leo Vinicius, autor do livro Urgência das ruas – Black Bloc, Reclaim the Streets e os Dias de Ação Global, da Conrad, (sob o pseudônimo Ned Ludd), a define o como uma forma de agir, orientada por procedimentos e táticas, que podem ser usados para defesa ou ataque em uma manifestação pública.

    A respeito da relação com o anarquismo, Vinicius faz uma ressalva. É preciso deixar claro que a noção de que “toda ação Black Bloc é feita por anarquistas e que todos anarquistas fazem Black Bloc” é falsa. “A história do Black Bloc tem uma ligação com o anarquismo, mas outras correntes como os autonomistas, comunistas e mesmo independentes também participavam. Nunca foi algo exclusivo do anarquismo. Na prática, o Black Bloc, por se tratar de uma estratégia de operação, pode ser utilizado até por movimentos da direita.

    Curtir

  8. As pessoas tem medo de dar opinião sobre tal assunto pois a manipulação nas informações desses fatos na maioria das vezes está distorcida ou corrompida por uma emoção de momento… Deixe essa enquete até a Copa do Mundo e quem sabe a gente perceba mais alguma coisa… Parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s