Nelson Mandela e Leonel Brizola no Rio de Janeiro


Brizola recebeu Mandela no Rio de Janeiro

Mandela e Brizola em agosto de 1991, na Praça da Apoteose

Memória Afiada! Sugestão do Navegante Wilson no site Conversa Afiada!

Imagens registradas por Enugbarijô e edição de Acervo Cultne durante a visita de Nelson Mandela ao Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1991 na Praça da Apoteose. Na oportunidade vários artistas se apresentaram entre eles Tim Maia, Mombaça, Emílio Santiago e Martinho da Vila.

Leonel Brizola e Nelson Mandela

Em agosto de 1991, Nelson e Winnie Mandela fizeram uma visita de seis dias ao Brasil, Mandela esteve por aqui como presidente do Congresso Nacional Africano (ANC ). A viagem, realizada perto do início do processo de negociação que levou às primeiras eleições democráticas da África do Sul em Abril de 1994, marcou uma curva de aprendizagem acentuada para ambos os lados. O ANC não tinha os quadros e capacidade para se preparar adequadamente para a visita, tinham pouca ou nenhuma compreensão das sutilezas da política raciais no Brasil, e parece ter seriamente subestimado as expectativas de que a chegada dos Mandelas despertou entre os negros brasileiros.

Os principais interesses do lado do ANC parece ter sido a exercer pressão sobre o governo brasileiro do presidente Fernando Collor de Mello para manter as sanções – mais especificamente sobre a venda de armas – contra o ainda -governo de minoria branca da África do Sul, e em busca de apoio (incluindo o financiamento) na luta pelo fim do apartheid e ganham poder na África do Sul. A programação inicialmente prevista para a visita estava punindo, mas, além disso, os grupos negros marginalizados e figuras políticas, no final, por dois motivos, vários eventos foram retirados e algumas alterações foram feitas. Até a conclusão da visita, de forma significativa, Mandela mudou sua linha diplomática anterior e declarou publicamente que ele sentiu um pouco de amargura entre os negros brasileiros, e sim, a discriminação racial, de fato, existem no Brasil [Folha de São Paulo, 07 de agosto de 1991].

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s